O novo paisagismo da avenida Francisco Glicério, no Centro de Campinas, foi concluído às vésperas do Natal, trazendo cores e vida ao coração da cidade. Foram plantadas 5 mil mudas de flores e árvores araçás nas 92 floreiras de aço inox do trecho entre as avenidas Orosimbo Maia e Aquidabã. A iniciativa visa humanizar o espaço urbano e proporcionar um ambiente mais agradável aos transeuntes.
Floreiras coloridas e árvores nativas
As estruturas de aço inox receberam mudas de vinca e crista-de-galo, flores resistentes ao sol e ideais para jardineiras suspensas. O visual vibrante se complementa com as árvores araçás, típicas do cerrado, que alcançam até 1,5 metro e são adequadas para o formato das floreiras. Todo o preparo do solo foi realizado com adubo orgânico produzido pela Usina Verde da Prefeitura.
Humanização do centro urbano
A revitalização da Glicério atende à necessidade de tornar o Centro de Campinas menos árido. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a inclusão de plantas e flores traz mais aconchego à região:
“Essas floreiras repletas de flores e araçás dão um visual muito importante de humanização do Centro da cidade. Ficou muito bonito”, destacou.
Sustentabilidade e replantio
A manutenção das floreiras será feita pela Secretaria de Serviços Públicos. As árvores que ocupavam anteriormente as floreiras foram avaliadas e retiradas para tratamento. As 42 árvores restantes estão sendo recuperadas no Viveiro de Mudas da Prefeitura e serão replantadas em praças e parques da cidade.