A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de fortes chuvas para a região de Campinas entre esta quinta (7) e sexta-feira (8), com previsão de níveis altos a muito altos de acumulado. Há condições para temporais, e a Defesa Civil recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas vulneráveis a deslizamentos, desabamentos e inundações.
Medidas de prontidão em Campinas
A Prefeitura de Campinas mobilizou equipes da Defesa Civil, Serviços Públicos, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Desenvolvimento e Assistência Social para atendimento de possíveis ocorrências. A Defesa Civil reforça que o telefone 199 está disponível 24 horas para registrar chamados de emergência, como alagamentos, quedas de árvores e inundações. Em caso de necessidade, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.
“Campinas mantém um sistema de prontidão envolvendo várias secretarias municipais para atender em situações relacionadas às chuvas”, afirmou Sidnei Furtado, coordenador regional da Defesa Civil de Campinas.
Recomendações para a população
A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de risco e a adotar medidas preventivas. Em casos de queda de árvores, a prioridade das equipes será desobstruir vias públicas para veículos e pedestres. Quando houver fiação elétrica envolvida, a CPFL será acionada para atuar em conjunto. Solicitações de poda de árvores em situações de rotina devem ser feitas pelo telefone 156.
Operação Chuvas de Verão 2024/2025
Na segunda-feira (4), a Defesa Civil de Campinas realizou uma audiência pública para apresentar o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão 2024/2025, que ocorre anualmente entre 1º de dezembro e 31 de março. Sidnei Furtado reforçou a importância de preparar a sociedade civil para lidar com as adversidades climáticas deste período.