A cidade de Campinas registrou uma queda de 7% nas mortes em vias urbanas até setembro de 2024, com quatro vidas poupadas em comparação ao mesmo período de 2023. O dado é o segundo mês consecutivo de redução nas fatalidades, conforme o Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito, divulgado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Entre janeiro e setembro deste ano, foram 53 óbitos nas vias urbanas, contra 57 no ano passado.
Redução de mortes de pedestres e aumento entre motociclistas
A queda nas mortes por atropelamento também foi significativa, com uma redução de 25%. Em 2024, 15 pedestres perderam a vida, cinco a menos do que no mesmo período de 2023. Pedestres representaram 28% das mortes em vias urbanas. Em contrapartida, motociclistas e garupas, alvo de campanhas recentes da Emdec, concentraram 55% das fatalidades, um aumento de 16% em relação ao ano anterior, com 29 mortes até setembro.
Outros grupos, como ocupantes de veículos e ciclistas, representaram 13% e 4% dos óbitos, respectivamente, e registraram quedas de 13% e 50%. Esse panorama reflete esforços da Emdec em campanhas educativas e reestruturações viárias, com o objetivo de reduzir riscos e salvar vidas.
Fatores de risco e ações preventivas
A Emdec identificou que os principais fatores de risco para sinistros letais são o excesso de velocidade e o consumo de álcool. Entre os 31 casos analisados pelo Comitê Vida no Trânsito, 29% envolveram alta velocidade e outros 29% o consumo de bebidas alcoólicas.
Para reduzir esses fatores, a cidade intensificou suas campanhas de segurança, incluindo o lançamento da campanha “Desacelera”, focada nas consequências da velocidade excessiva. Além disso, foram implantadas novas sinalizações e intervenções viárias em áreas críticas, como as avenidas John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez, especialmente próximas a estações e terminais do BRT.
Mortes em rodovias reforçam necessidade de cooperação
Em vias urbanas e rodovias, Campinas registrou um total de 123 óbitos até setembro, uma alta de 4% em relação ao ano passado. Em parceria com concessionárias, a cidade tem buscado soluções para reduzir fatalidades nas rodovias, por meio de reuniões quinzenais do Observatório Municipal de Trânsito, reconstituído em julho, que promove ações integradas com órgãos de segurança e mobilidade.
Medidas de segurança e impacto positivo nas vias urbanas
As ações preventivas da Emdec em 2024 incluíram:
- Ampliação da malha cicloviária, que agora soma quase 116 km;
- Instalação de sinalizações e obras de urbanismo tático em regiões de alto risco, como Botafogo e Parque Industrial;
- Treinamentos e operações de fiscalização que resultaram em cerca de 4,1 mil autuações;
- Abordagens educativas que impactaram cerca de 60 mil pessoas.
Até setembro, foram implantados 169,4 mil metros quadrados de sinalização horizontal, 5,7 mil placas e 322 rampas de acessibilidade. As ações da Emdec buscam a meta de salvar 903 vidas em 10 anos, conforme previsto no Plano de Segurança Viária (PSV), lançado em fevereiro de 2024.
O Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito está disponível no site da Emdec, na seção “Cadernos de Acidentalidade”.