A Secretaria de Saúde de Campinas está em contato com o governo de São Paulo e aguarda a entrega de mais doses da vacina Spikevax (XBB) contra a Covid-19. Atualmente, o estoque do imunizante está esgotado nos 68 centros de saúde (CSs) do município. A vacinação é coordenada pelo Ministério da Saúde, responsável pela distribuição aos estados e municípios, e a falta de doses afeta diversas cidades.
Vacinação e Grupos Prioritários
A vacinação com a Spikevax teve início em Campinas em maio de 2024, direcionada a crianças de 6 meses a 4 anos e para pessoas a partir de 5 anos, pertencentes a grupos prioritários. Produzida pela Moderna, essa versão da vacina foi aprovada pela Anvisa e está adaptada para a subvariante Ômicron XBB 1.5, considerada altamente transmissível pela OMS.
Entre os grupos prioritários estão:
- Pessoas com 60 anos ou mais,
- Imunocomprometidos,
- Gestantes e puérperas,
- Trabalhadores da saúde,
- Indígenas, ribeirinhos e quilombolas,
- Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, entre outros.
Doses e Intervalos
Para os grupos prioritários, a vacinação é recomendada de forma semestral (para idosos, gestantes e imunocomprometidos) ou anual (para os demais). Aqueles que receberam outra dose de vacina contra a Covid-19 em 2024 precisam aguardar um intervalo de três meses para a aplicação da Spikevax.
Observação final
Esta correção extraoficial não influencia o resultado final. Os vestibulandos devem aguardar a divulgação oficial do gabarito e resultados.