Depois de vencer o Chile por 2 a 1, de virada, em Santiago e amenizar um pouco a crise pelo início ruim nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira recebe o Peru, hoje às 21h45, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 10ª rodada.
O Brasil ocupa a quarta posição nas Eliminatórias, com 13 pontos. Já o Peru venceu o Uruguai por 1 a 0, em Lima e ocupa a penúltima posição na tabela, com seis pontos. É o segundo pior ataque da competição com três gols e a terceira defesa mais vazada, com dez gols sofridos.
O técnico Dorival Júnior avalia montar uma equipe mais ofensiva em relação àquela que iniciou a última partida. Uma das novidades da lista de convocados, Vanderson, do Monaco, deverá ocupar a vaga do capitão Danilo na lateral direita.
No meio-campo, Bruno Guimarães substitui André, enquanto Gerson herda o espaço deixado pelo suspenso Lucas Paquetá. As duas últimas mudanças já tinham sido feitas durante a vitória brasileira em Santiago.
Dorival também mudou o posicionamento dos homens de frente. Rodrygo participou da última atividade mais centralizado, com Raphinha e Savinho abertos pela direita e pela esquerda, respectivamente. Igor Jesus foi mantido como centroavante.
Horas após o fim do treino, a CBF informou que o atacante Gabriel Martinelli virou dúvida ao apresentar um edema na panturrilha. O jogador do Arsenal não vem sendo titular, mas entrou no decorrer da vitória sobre o Chile.
A CBF pretende arrecadar 24 mil quilos de alimentos, em ação solidária, que serão distribuídos para instituições de caridade. Cerca de 12 mil ingressos foram separados para a iniciativa.
Brasil e Peru já se enfrentaram em 51 oportunidades. Há uma grande hegemonia dos brasileiros, sendo que venceram 37 partidas contra apenas 5 triunfos peruanos, além de 9 empates. No último confronto, vitória do Brasil por 1a 0, fora de casa, pelos jogos das Eliminatórias de 2023.
Situação
A 10ª rodada terá hoje: 17h30 – Colômbia x Chile; 20h – Paraguai x Venezuela; 20h30 – Uruguai x Equador; 21h – Argentina x Bolívia e 21h45 – Brasil x Peru.
A classificação está assim: 1) Argentina 19, 2) Colômbia 16, 3) Uruguai 15, 4) Brasil 13, 5) Equador e Bolívia 12, 7) Venezuela 11, 8) Paraguai 10, 9) Peru 6 e 10) Chile 5.
Brasil x Peru
Brasil – Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Rodrygo; Raphinha, Igor Jesus e Savinho. Técnico – Dorival Júnior.
Peru – Gallese; Araujo, Zambrano, Callens; Advíncula, López; Peña, Cartagena, Castillo; Flores, Valera. Técnico – Jorge Fossati.
Árbitro – Esteban Ostojich (Uruguai)
Local – Estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 21h45.