A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, foi homenageada pelo Consórcio PCJ na última quinta-feira, dia 12, durante o encontro do Grupo das Empresas Associadas. Representada pelo diretor da Regional Interior de São Paulo, Fernando Mangabeira, a BRK recebeu o troféu “Gestão Sustentável da Água” e o certificado de Mérito Ambiental pelos trabalhos promovidos em prol dos recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ).
De acordo com o Consórcio PCJ, a premiação é voltada às empresas que desenvolvem importante papel possibilitando projetos de grande impacto à gestão da água na bacia hidrográfica. Como exemplos estão ações de recuperação florestal, educação ambiental, saneamento e sensibilização da comunidade sobre a problemática hídrica.
“O reconhecimento do Consórcio PCJ reforça que a BRK está no caminho certo ao levar o saneamento para muito além do básico. Além de entregar água de qualidade nas torneiras e promover a correta destinação do esgoto gerado, a companhia tem a devida consciência da sua importância como agente mobilizador, auxiliando na educação ambiental e confiando que ela é fundamental para mudarmos o futuro do planeta”, destaca Fernando Mangabeira.
Investimentos em educação
Como parte de sua atuação em educação ambiental, a BRK realiza o programa “Portas Abertas”, que recebe alunos de escolas públicas e particulares em suas instalações para conhecerem o processo de tratamento de água por meio de palestra e visitação às Estações de Tratamento de Água (ETA).
Também utiliza o Laboratório Móvel, um veículo devidamente equipado e capaz de realizar testes de qualidade da água a fim de demonstrar a eficiência do tratamento realizado.
“Levar o conhecimento até crianças e adolescentes é uma prática da BRK por entender que esses são agentes de grande relevância no processo de transformação do planeta. Se queremos uma sociedade transformada e que realmente tenha a consciência ambiental como ponto forte, precisamos trabalhar isso desde cedo”, frisa Thaís Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK.
Descarte de óleo de cozinha usado
Além disso, a concessionária também incentiva a correta destinação do óleo usado de cozinha por meio do projeto “Olho Vivo”, promovendo palestras em escolas públicas e a disponibilização de pontos de recebimento do produto.
A proposta, focada na sustentabilidade, tem como objetivo impedir que o óleo usado seja descartado de forma incorreta nas tubulações das redes de esgoto ou ainda na natureza, contaminando o lençol freático ou ainda rios e córregos. Mais que isso, incentiva a correta destinação para o reaproveitando em forma de matéria-prima para tintas, produtos de limpeza e até mesmo biodiesel.