Na tarde desta quarta-feira (25/09/2024), equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários combateram um grande foco de incêndio em uma área verde particular, localizada na Avenida Ampelio Gazzetta, próxima ao Bosque dos Cedros, em Nova Odessa. A queimada atingiu cerca de 80 mil metros quadrados de vegetação rasteira e uma plantação de eucaliptos, causando uma densa coluna de fumaça visível a quilômetros de distância.
Segundo a Defesa Civil, a causa mais provável é a ação humana, podendo ser intencional ou não. O caso será investigado pela Polícia Civil, visto que provocar incêndios é considerado crime ambiental, sujeito a multa e prisão. As autoridades também reforçam a importância de conscientizar a população sobre os riscos e as consequências de queimadas, especialmente em áreas verdes próximas a residências e estabelecimentos comerciais.
Colaboração entre equipes e combate eficiente
O incêndio foi controlado por volta das 16h e a área afetada passou por rescaldo para garantir que novos focos não surgissem. A rápida atuação contou com a presença de bombeiros civis voluntários, a nova unidade do Corpo de Bombeiros da PM em Nova Odessa, além da Coden Ambiental, que garantiram uma resposta rápida ao incidente. Felizmente, não houve vítimas ou danos materiais.
Corpo de Bombeiros de Nova Odessa: Um ano de operações
Inaugurado em julho de 2023, o Corpo de Bombeiros de Nova Odessa realizou mais de 1.734 atendimentos em seu primeiro ano de funcionamento, incluindo 146 combates a incêndios, 337 resgates e 61 salvamentos, resultando na preservação de 354 vidas. A unidade é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Odessa e o Governo de São Paulo, sendo mantida pela Prefeitura em termos de custos operacionais, como água, energia e alimentação, enquanto o Estado fornece os equipamentos e os bombeiros.
A base dos bombeiros, localizada na Avenida São Gonçalo, conta com 15 bombeiros altamente treinados, um caminhão auto bomba com capacidade para 4 mil litros de água e uma unidade de resgate totalmente equipada para situações de emergência. A equipe atende ocorrências 24 horas por dia pelo telefone 193.
Prevenção e conscientização
As autoridades locais reforçam a importância de prevenir queimadas, especialmente em períodos secos. Manter áreas verdes limpas, evitar jogar lixo em locais impróprios e seguir boas práticas de conservação podem ajudar a evitar tragédias ambientais e proteger a fauna e flora locais.