Com o compromisso contínuo com a eficiência no saneamento e meio ambiente, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, conta com uma técnica na Estação de Tratamento de Esgoto Tatu (ETE Tatu) que contribui para a significativa redução, de 43%, na produção de lodo. Esta ação representa um avanço crucial tanto para a eficiência operacional da estação quanto para a preservação ambiental.
O lodo, parte sólida resultante do processo de tratamento de esgoto, é um subproduto que precisa ser cuidadosamente processado antes de sua disposição final em aterros sanitários. A redução do volume deste material não apenas diminui o impacto ambiental, mas também otimiza o processo de tratamento como um todo.
Os resultados positivos registrados pela BRK foram obtidos a partir do estudo e emprego de um novo produto, denominado ativador metabólico, no tratamento dos mais de 39,4 milhões de litros de esgoto que chegam à estação diariamente. Os primeiros testes foram realizados há cerca de um ano.
O ativador é responsável por acelerar o processo de tratamento dos efluentes, reduzindo a produção de lodo, mantendo o resultado em conformidade com os padrões legais previstos para que possa ser devolvido à natureza sem causar danos ao meio ambiente.
“Nossa preocupação vai além do simples tratamento de esgoto. Ao gerar menos lodo e manter a alta qualidade dos nossos processos, estamos não apenas melhorando a eficiência operacional, mas também reduzindo a carga ambiental associada ao manejo de resíduos. Este esforço é parte do nosso compromisso com a sustentabilidade e com a responsabilidade de garantir que cada etapa do nosso trabalho, desde o afastamento do esgoto dos imóveis até a destinação final do resíduo, seja realizada com o máximo de eficiência e cuidado”, destaca Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.
A BRK continua a investir em novas tecnologias e processos para aprimorar suas operações e minimizar o impacto ambiental, refletindo sua dedicação em oferecer serviços de saneamento de alta qualidade e promover a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.