Está preso, desde a noite desta terça-feira (10), em Rio Claro (SP), um homem de 41 anos que foi flagrado após incendiar um área da fazenda São José, no distrito de Ajapí. Com o suspeito detido, os funcionários acionaram uma equipe da Patrulha de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) que faziam rondas , durante rondas com vistas a descarte irregular de resíduos e incendiários.
O representante da fazenda informou que os funcionários surpreenderam o indivíduo ateando fogo em galhos de eucaliptos, ao lado de um canavial recém cortado e cheio de palhas secas. Ele também informou que a brigada de incêndio, do local, conteve o fogo rapidamente e conseguiu pegar o homem.
O responsável pela propriedade levou os Guardas até o local onde foi ateado e combatido o fogo. Já o indivíduo que fez a fogueira informou que está em situação de rua, seguia de bicicleta para o município de Araras (SP) e fez o fogo para fazer uma ‘limpeza’ no local.
Além da bicicleta, ele estava com uma mochila com pertences, entre eles um isqueiro. O representante informou à GCM que, recentemente, a fazenda foi vítima de incêndio criminoso de grande proporção que atingiu aproximadamente 130 hectares de cana, 12 hectares de limão, e 4 hectares de mata da reserva legal da propriedade, causando prejuízo financeiro e dano ambiental.
A situação na fazenda foi transmitida para a autoridade de plantão que determinou que a perícia comparecesse ao local. Em seguida, o indivíduo foi levado para o Plantão Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça. Algumas fotos da fogueira foram anexadas ao Boletim de Ocorrência.