O estado de São Paulo enfrenta um prolongamento das condições críticas de tempo seco, com a Defesa Civil prorrogando o alerta de risco elevado para incêndios até o próximo sábado (14). As temperaturas podem atingir até 39°C em algumas regiões, enquanto a umidade relativa do ar pode cair para 20%. O litoral paulista é a única área fora do risco extremo de incêndios.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), regiões como São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente e Marília são as mais afetadas, com previsões de temperaturas acima de 38°C. A capital paulista e sua região metropolitana também devem enfrentar calor intenso, com termômetros chegando a 33°C e umidade do ar abaixo de 35%.
Impactos e medidas de prevenção
Além dos prejuízos à agricultura, especialmente nas lavouras de cana-de-açúcar, incêndios florestais e urbanos já têm causado danos. Ao menos duas comunidades, uma em Osasco e outra na zona sul de São Paulo, registraram incêndios que destruíram 13 moradias. A Defesa Civil e a Secretaria de Saúde recomendam hidratação constante, proteção solar e o uso de máscaras N95 ou PFF2 em áreas de queimadas para evitar a inalação de partículas.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também suspendeu temporariamente as autorizações para queimadas agrícolas, com exceções apenas para aceiros e casos fitossanitários solicitados pela Secretaria de Agricultura.