O estado de São Paulo alcançou a menor taxa de desemprego em 12 anos, registrando 6,4% no segundo trimestre de 2024, de acordo com dados divulgados pelo IBGE e pela Fundação Seade. Esse índice representa a menor taxa de desocupação desde o início da série histórica, iniciada em 2012, e é inferior à média nacional (6,9%) e à da região Sudeste (6,6%).
Emprego formal e redução da informalidade
São Paulo também liderou o país em termos de emprego formal, com 11,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada no segundo trimestre de 2024, um aumento de 4,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O estado respondeu por cerca de 30% dos trabalhadores com carteira assinada no Brasil, onde o total foi de 38,4 milhões de pessoas.
Além disso, o percentual de empregados do setor privado com carteira assinada em São Paulo foi de 80,5%, o terceiro maior do país e acima da média nacional de 73,6%. A taxa de informalidade no estado foi de 31,2%, a terceira menor entre os estados, e também abaixo do índice nacional de 38,6%.
Impacto do programa “São Paulo na Direção Certa”
Esses resultados estão alinhados com as diretrizes do programa “São Paulo na Direção Certa”, que visa aumentar a eficiência do estado, atrair mais investimentos e gerar mais oportunidades de emprego, consolidando São Paulo como um motor econômico do país.