As cidades paulistas de Sorocaba (SP) e Artur Nogueira foram alvos, nesta quarta-feira (28) de uma operação desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), de Santa Catarina, cujos mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Militar Ambiental. Em Sorocaba, por haver animais sem autorização de órgão competente, foi aplicada uma multa de mais de R$ 70 mil.
A investigação é voltada para o combate ao Tráfico de Animais, sendo que, entre as duas cidades, foram apreendidas espingardas 203 munições de calibres diversos – 05 munições de calibre .22, outras 70 de calibre .20, mais 03 de calibre .28, além de 05 munições de calibre .32.
Também foram aprendidas munições de calibres 38,, de .357 e calibre .22 (essas últimas totalizaram 89 unidades). Com relação a animais, os patrulheiros ambientais apreenderam 10 jabotis, oito tigres d’água em situação de maus-tratos (sem água, sem comida e em meio à fezes de cachorro) uma arara vermelha e uma arara Canindé.
Em Artur Nogueira, num sítio, foi preso um homem que, segundo a PM Ambiental, após pagar fiança, foi colocado em liberdade. Nas buscas foram apreendidos várias munições, sendo 32 delas deflagradas – do total, 18 são de calibre .20 -, pote contendo pólvora, potes com chumbo, espingarda cal .20 de fabricação caseira, espingarda de pressão adaptada para calibre .22, gaiolas e alçapão.