A Semozel (Secretaria de Obras e Zeladoria), de Piracicaba (SP), finalizou a abertura de vala de contenção em trecho da base da pedreira do Bongue, na avenida Jaime Pereira. A medida visa a proteção da avenida, pois possibilita segurar os grandes blocos que podem se soltar da pedreira, conforme aconteceu no dia 26 de julho e foi necessário interditar a via nos dois sentidos.
Agora, a Pasta trabalha para ampliar em quatro metros a altura das telas de proteção da pedreira; a contratação dos serviços deve ser feita em breve.
Além da abertura da vala, a Prefeitura, por meio de força-tarefa que reúne várias secretarias, tem trabalhado em medidas para conter as pedras que desagregam da pedreira do Bongue.
Entre essas medidas estão limpeza, ampliação e reforço das barreiras para conter as pedras, corte de árvores no topo da pedreira, tombamento de rochas já condenadas, melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira e limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desagregaram da pedreira.