Duas crianças, com cinco e seus anos de idade, moradoras do Parque Tiradentes, em Araras (SP), que estavam a pelo menos dois dias sem ingerir nenhum alimento, descalças, com roupas sujas e desgastadas, foram resgatadas pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (22), vivendo em condições totalmente insalubres e na responsabilidade da mãe que estava aparentemente sob efeito de álcool e drogas.
A condição das crianças, de acordo com o sargento Ricardo, comandante de equipe, comoveu até mesmo aos policiais, pois não havia condições de usar nem mesmo o banheiro ou a cozinha. Quando as equipes chegaram no imóvel, ao avistarem a viatura, as crianças correram ao encontro da equipe. A falta de higiene pessoa era tanta, que elas exalavam um forte odor. A criança de cinco anos falou que estava com fome e com sono.
Segundo apurou a polícia, a mãe tem um terceiro filho, que é o mais novo, e que foi retirado da casa pela sogra dela, após desentendimento entre as duas. Inclusive, a mulher disse ter sido ameaçada de morte pela mãe das crianças e precisou deixar o imóvel na madrugada.
A polícia informou que já atendeu ocorrências no mesmo lugar, outras vezes, mas que nesta quinta-feira passou dos limites. A mulher recebeu voz de prisão e foi levada para a delegacia. As crianças foram entregues aos cuidados de uma equipe do Conselho Tutelar e levadas para uma casa de acolhimento onde foram alimentadas, receberam cuidados de higiene e roupas limpas.
Não foi informado se a mãe permaneceu presa, mas ela vai responder por maus-tratos, abandono de incapaz, ameaça e apreensão de objeto.