O São Paulo inicia hoje sua caminhada no mata-mata da Taça Libertadores da América. O Tricolor Paulista visita o Nacional, do Uruguai, às 19h, no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, pelo jogo de ida das oitavas de final. A transmissão será exclusiva da Paramount+. O jogo de volta será na quinta-feira, 22, no Morumbis.
O time comandado por Luis Zubeldía avançou com a primeira colocação do Grupo B. O São Paulo teve os mesmos 13 pontos do Talleres, da Argentina, mas ficou com a liderança por ter um saldo de gols melhor. Barcelona de Guayaquil, do Equador, e Cobresal, do Chile, foram as equipes que completaram a chave.
O Nacional, por sua vez, esteve no Grupo H, somou 10 pontos e avançou com a segunda posição, atrás apenas do River Plate, da Argentina. Libertad, do Paraguai, e Deportivo Táchira, da Venezuela, também fizeram parte da chave.
O Nacional não entra em campo desde o dia 4 de agosto, quando enfrentou o Peñarol na final do Campeonato Uruguaio. A equipe comandada por Martín Lasarte empatou no tempo regulamentar e garantiu o título nas cobranças de pênaltis. A expectativa é de que o técnico opte por manter a escalação que conquistou o troféu.
São Paulo e Nacional voltam a se enfrentar pela Libertadores após 16 anos. O último encontro foi justamente nas oitavas de final de 2008, quando os brasileiros se classificaram após empate sem gols no Uruguai e vencer no Morumbis por 2 a 0.
Zubeldía terá força máxima, uma vez que poupou todos os titulares na partida contra o Atlético-GO, no último domingo. A equipe venceu o jogo por 1 a 0 e colou no G4 do Brasileirão.
Até hoje, as duas equipes se enfrentaram em apenas quatro oportunidades, com três vitórias do São Paulo e um empate. O último confronto foi em 7 de maio de 2008, pela Libertadores. O Tricolor ganhou por 2 a 0.
Nacional/URU x São Paulo
Nacional – Luis Mejía; Leandro Lozano, Sebastián Coates, Diego Polenta e Gabriel Báez; Christian Oliva, Lucas Sanabria e Alexis Castro; Galeano, Zabala e Federico Santander. Técnico – Martín Lasarte.
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Lucas Moura, Luciano e Ferreira; Calleri. Técnico – Luis Zubeldía.
Árbitro – Facundo Tello (Argentina)
Local – Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, no Uruguai, às 19h.