Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro da atualidade acontece hoje, às 20h, no Allianz Parque. O Palmeiras recebe o Flamengo pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Por ter vencido o jogo de ida por 2 a 0, no Maracanã, o Mengão poderá perder até por um gol de diferença. Ao Verdão resta uma vitória por três gols de diferença para avançar direto ou por dois gols para levar a disputa da vaga para as penalidades máximas.
Os rivais entraram em campo no fim de semana pelo Campeonato Brasileiro. O Flamengo poupou seus titulares e foi derrotado pelo São Paulo por 1 a 0, no Morumbis. Com isso, permaneceu com 40 pontos e perdeu a liderança para o Botafogo, que chegou a 43. Vale lembrar que o Rubro-Negro tem um jogo a menos em relação ao Fogão.
O Palmeiras usou força máxima no Beira-Rio e ficou no empate com o Internacional por 1 a 1. Rony marcou no fim. Abel Ferreira segue reclamando do calendário do futebol brasileiro. O time alviverde caiu para a quarta posição, com 37 pontos, sendo superado pelo Fortaleza, que bateu o Cruzeiro por 2 a 1, em Cariacica.
Os rivais, que são tetracampeões da Copa do Brasil e começaram esta edição na terceira fase por estarem entre os classificados para a Taça Libertadores da América. O Verdão despachou o Botafogo de Ribeirão Preto, com uma vitória no jogo de ida por 2 a 1 e um empate sem gols fora de casa. Já o Mengo passou pelo Amazonas, vencendo os dois jogos por 1 a 0.
O Palmeiras contará com as voltas de Mayke e Flaco López, desfalques no empate contra o Internacional. A grande dúvida ainda é a condição de Estêvão. O meia-atacante está fora há uma semana por um novo entorse no tornozelo esquerdo, e o Palmeiras não divulgou imagens nem informações sobre o camisa 41.
O Flamengo não terá o meio-campista De la Cruz, que segue em tratamento com o departamento médico rubro-negro. O jogador não foi relacionado.
O Palmeiras tem uma sequência de três derrotas e um empate. Segundo o Globo Esporte, a marca negativa só tinha acontecido uma vez na era Abel Ferreira: às vésperas da final da Taça Libertadores da América de 2021, vencida contra o mesmo Flamengo.
Naquela ocasião, foram todos jogos pelo Brasileiro: o Verdão perdeu para Fluminense, São Paulo e Fortaleza, e empatou com o Atlético-MG. Depois disso, a delegação seguiu viagem para Montevidéu, no Uruguai, onde disputou a final continental.
Assim como em 2021, o Verdão agora perdeu três jogos seguidos: 1 a 0 para o Fluminense (Brasileiro), 2 a 0 para o Vitória (Brasileiro) e 2 a 0 para o Flamengo (Copa do Brasil). Além do empate com o Internacional por 1 a 1, no domingo.
Palmeiras e Flamengo já se enfrentaram em 109 jogos na história, com 39 vitórias do Verdão, 33 empates e 37 vitórias do Rubro-Negro. No Allianz Parque, palco da decisão entre as equipes, o confronto é marcado pelo equilíbrio: são seis empates e dois triunfos para cada clube.
Palmeiras x Flamengo
Palmeiras – Weverton; Vitor Reis, Gustavo Gómez e Murilo; Mayke, Aníbal Moreno, Zé Rafael, Raphael Veiga, Felipe Anderson e Vanderlan; Rony. Técnico – Abel Ferreira.
Flamengo – Matheus Cunha; Varela, Léo Ortiz, David Luiz e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Gérson e Arrascaeta; Luiz Araújo, Pedro e Everton Cebolinha (Bruno Henrique). Técnico – Tite.
Árbitro – Anderson Daronco (RS)
Local – Allianz Parque, às 20h.