Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área rural de Piracicaba, conhecida como Pau d’Alhinho, nesta quinta-feira (18). A equipe do Rápido no Ar esteve no local e conversou com moradores que, devido à dificuldade de contato com os bombeiros, se mobilizaram para combater o fogo por conta própria.
Moradores atuam no combate ao incêndio
Rodrigo Krause, residente na região afetada, relatou que foi alertado sobre o incêndio por meio de um grupo de WhatsApp do bairro. “Eu vi pelo grupo que estava pegando fogo. Liguei para os meus vizinhos e eles confirmaram que o fogo estava se aproximando da minha propriedade. Corri para ajudar”, contou Krause.
A ausência de resposta dos bombeiros forçou os moradores a utilizar métodos improvisados para combater as chamas. Usando pulverizadores manuais adaptados com água, eles enfrentaram o incêndio que ameaçava suas casas e plantações. “Foi difícil, mas deu resultado. Conseguimos apagar o fogo graças a Deus”, afirmou Rodrigo.
Impacto do incêndio
Dorival Péris Corrêa, outro morador da região, destacou que este tipo de incêndio é recorrente. “Todo ano acontece isso. É a segunda vez que pegou fogo este ano. Quase pegou o canavial também”, disse Corrêa. Ele mencionou que a falta de energia elétrica agravou a situação.
Falta de assistência
Os moradores expressaram frustração pela dificuldade em obter assistência dos bombeiros. “Não estamos conseguindo achar os bombeiros. Entramos com a porteira aberta e o fogo está consumindo tudo”, relatou um dos presentes.