O terreno onde parte do material radioativo furtado em São Paulo foi localizada nesta sexta-feira (5) não sofreu contaminação. O local, um desmanche de carros abandonado na Cidade Tiradentes, zona leste da capital paulista, foi liberado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) após exames realizados na sexta-feira e na manhã deste sábado (6).
Exames e Segurança
O Corpo de Bombeiros, que auxiliou na inspeção, utilizou roupas de proteção especial (Tyvek) durante o processo. No terreno, foram encontrados apenas um balde aberto e a tampa, sem o conteúdo radioativo. A blindagem de um gerador de 99Mo/99mTc (molibdênio/tecnécio) exaurido ainda está desaparecida, junto com outros três baldes de blindagens de geradores exauridos e um quinto balde contendo um gerador 68Ge/68Ga (germânio/gálio) ativo.
Medidas Adotadas
Os itens encontrados foram encaminhados ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) para análise. A CNEN esclareceu que a fonte radioativa, por sua baixa atividade, apresenta risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente. No entanto, manipulação inadequada e constante pode causar danos à saúde.
Investigação em Curso
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que as investigações continuam na 49º DP, com diligências em andamento para identificar os responsáveis pelo furto e recuperar o material radioativo. O material foi furtado de uma picape Volkswagen Saveiro na madrugada do dia 30 de junho.
Alerta à População
A CNEN e a SSP alertam a população para que mantenham distância segura caso encontrem o material radioativo e entrem em contato imediatamente com a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763, além da polícia.