Nesta quarta-feira (12), o prefeito Mario Botion e a vice-prefeita Erika Tank visitaram a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira para conhecer as melhorias no Centro de Operações Integradas (COPI) e a ampliação da Muralha Digital. O projeto, que inclui 119 novas câmeras, recebeu um investimento de R$ 19 milhões provenientes do município. A visita contou também com a presença do secretário de Segurança Pública, Wagner Marchi, e do vereador Elias Barbosa.
Com a instalação das novas câmeras, a capacidade de monitoramento foi dobrada. O novo sistema cobre 225 faixas de rolamento, incluindo as principais vias de entrada e saída da cidade e locais internos como o Anel Viário, a região central e o Viaduto Jânio Quadros. As câmeras inteligentes são capazes de leitura de placas de veículos e reconhecimento facial.
Tecnologias e Integração
O COPI recebeu melhorias tecnológicas, incluindo dez novos monitores e controle de acesso por biometria facial. A reformulação permite a integração com quatro sistemas operacionais de segurança pública:
- Brasil M.A.I.S.: Monitoramento via satélite, emitindo alertas automáticos.
- Córtex: Plataforma com informações sobre mandados de prisão e histórico criminal.
- Sinesp Cad: Integração de atendimentos emergenciais, otimizando a gestão de recursos.
- Muralha Paulista: Interligação de câmeras para monitorar veículos suspeitos.
Equipamento das Viaturas
As viaturas da GCM estão agora equipadas com tablets conectados à rede, permitindo acesso a informações criminais em tempo real, inclusive de outros estados.
Próximos Passos
A implementação das novas câmeras e a reformulação do COPI visam melhorar a segurança pública em Limeira, proporcionando maior eficiência no monitoramento e resposta a incidentes.