Está marcada para o dia 13 do mês que vem, em Cordeirópolis, a cerimônia de inauguração da barragem Santa Marina. É que neste dia, o município estará completando 76 anos. O evento deverá contar com as presenças do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do Governador do Estado de Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entre outras autoridades das esferas Estadual e Federal – a confirmar.
A prefeitura lembrou do pesadelo que os moradores da cidade viveram em períodos críticos de racionamento de água anos atrás, em especial em 1995, 2014 e 2015, o qual chegará ao fim. Em 4 de outubro de 2019, foi assinada a Ordem de Serviço para o início da obra de construção da nova barragem.
Desde o processo de limpeza até a construção foram 40 meses de muito trabalho e dedicação de engenheiros, veterinários e biólogos que atuaram no entorno da obra construída em uma área de 730 mil metros quadrados, ou seja, 30 alqueires – o equivalente a 47 campos de futebol.
A construção ocorreu por meio de recursos do Governo Federal, através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), além de convênios e recursos próprios da Prefeitura Municipal, totalizando cerca de R$ 24 milhões na obra.
A atual administração conta com a presença da população, para juntos efetivar este momento histórico que beneficiará a cidade, pelos próximos e longos anos.