Começa hoje a trajetória do Santos no Campeonato Brasileiro da Série B. pela primeira vez em sua história o Peixe disputará a segunda divisão do nacional.
Seu primeiro adversário será o Paysandu, às 16h30, na Vila Belmiro. O confronto terá transmissão dos canais fechados SporTV e Premiere.
A partida inicialmente estava marcada para sexta-feira, às 20h, mas foi adiada por determinação da Polícia Militar. Fato é que não haverá venda de ingressos porque o alvinegro cumpre suspensão aplicada pelo STJD em razão dos incidentes causados na última partida do Brasileirão de 2023, contra o Fortaleza, na Vila, que custou o rebaixamento do time.
O Santos vem de um vice no Paulistão e é considerado favorito não só ao acesso, como ao título da competição.
O time comandado por Fábio Carille só tem três derrotas na temporada. Duas delas foram para o Palmeiras no Allianz Parque: 2 x 1 na fase de classificação do Estadual e 2 x 0 na final, além do tropeço em casa para o Novorizontino por 2 a 1.
O Paysandu, por sua vez, vive uma grande temporada. O Papão da Curuzu subiu no ano passado para a Série C e neste ano foi campeão invicto do Campeonato Paraense pela 50ª vez (em cima do rival Remo). Além disso, está na final da Copa Verde. Seu adversário sairá de Cuiabá x Vila Nova/GO (jogo de ida 2 x 0 para os goianos).
O time comandado pelo experiente Hélio dos Anjos só tem duas derrotas na temporada, uma delas para o Juventude, na Copa do Brasil. O Paysandu venceu 12 dos 21 jogos em 2024. A sequência de invencibilidade dura sete partidas, sendo três vitórias e quatro empates neste período.
Essa não será a primeira vez que o Peixe e o Papão da Curuzu se encontram. Ao longo da história, foram 20 duelos, incluindo amistosos, Copa do Brasil e confrontos pelo Campeonato Brasileiro. O Santos leva vantagem, com 16 vitórias e 53 gols marcados, contra dois empates e dois triunfos do Paysandu, com 16 gols anotados.
Reforços
Em busca de centroavante, Santos tem interesse em Deyverson. O técnico Fábio Carille quer o jogador de 32 anos, mas a situação é complicada. Afastado por motivos disciplinares no Cuiabá, Deyverson tem multa rescisória alta no Cuiabá. O Peixe toparia pagar parcelado. Outro que está em pauta é Jeh, da Ponte Preta.
O Santos oficializou também a contratação do lateral-esquerdo Gonzalo Escobar. O argentino de 27 anos chega ao Peixão com vínculo total até 31 de dezembro de 2026. Inicialmente, ele chega por empréstimo até o fim da atual temporada e assinará o contrato definitivo em janeiro de 2025.
Santos x Paysandu
Santos – João Paulo; Aderlan, Joaquim, Gil e Hayner; João Schmidt, Diego Pituca, Giuliano e Otero; Guilherme e Julio Furch. Técnico – Fábio Carille.
Paysandu – Matheus Nogueira; Edilson, Wanderson, Carlão e Bryan Borges; João Vieira, Val Soares e Robinho; Edinho, Jean Dias e Nicolas. Técnico – Hélio dos Anjos.
Árbitro – Lucas Guimarães Rechatiko Horn
Local – Vila Belmiro, às 16h30