Informações transmitidas nesta quinta-feira (18), para uma equipe do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), de que indivíduos utilizando um veículo VW Polo na cor branca estava aplicando golpes em diversos estabelecimentos comerciais, com o objetivo de subtrair pneus automotivos, levou os militares à descoberta de um esquema de estelionato e fraude – a compra de pneus era feita com cartões que não tinham saldo, por exemplo.
De posse da placa do veículo, os PMs iniciaram o patrulhamento. Na Avenida Comendador Luciano Guidotti, altura do Jardim Caxambu, o carro foi localizado com dois ocupantes – ambos de 26 anos. O condutor admitiu que, nos dias 15 e 16 deste mês, utilizou o veículo para ajudar o passageiro a transportar diversos pneus para vários locais.
Ele indicou uma casa da rua dos Gaviões, no bairro Chapadão, também em Piracicaba, onde foram localizados seis pneus novos provenientes de delito. O rapaz disse, ainda, que grande parte dos pneus foi vendida para uma pessoa que é proprietária de diversas borracharias da cidade e que, possivelmente, haveria alguns pneus num imóvel da Avenida Dois Córregos (bairro próximo ao Chapadão).
A equipe da viatura E-10114, em apoio à primeira, foi até o endereço onde nada foi constatado. Em contato com uma das vítimas, responsável por uma loja de pneus, ela relatou que o passageiro do VW Polo, utilizando um cartão virtual com um nome que não é o dele, adquiriu aproximadamente 87 pneus de diversos tamanhos e marcas totalizando valor aproximado de R$ 35mil, por intermédio de cupom online e depois os autores retiravam nas lojas conveniadas da rede na cidade.
No veículo utilizado, os dois pneus traseiros eram da mesma marca dos que foram retirados das lojas. Diante dos fatos, os três ocupantes do carro foram levados para a sede da Deic (Divisão Especializada em Investigações Criminais), onde foram ouvidos e liberados. Os pneus, o carro, quatro aparelhos celulares e R$ 450 foram apreendidos.