Na noite da última segunda-feira (8), por volta das 19h20, uma equipe do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda Municipal de Americana (SP) compareceu a uma residência, no bairro Santa Maria, pois o proprietário solicitou apoio para resgatar uma coruja que estava acuada em um dos cômodos.
Os agentes ambientais verificaram que a ave estava cansada e desorientada, aparentemente tendo aproveitado as janelas abertas e não conseguia sair do local. Com muito cuidado, os agentes ambientais do GPA conseguiram efetuar o resgate da ave, uma coruja adulta da espécie suindara.
Na manhã desta terça-feira (9), a ave foi submetida à avaliação médico-veterinária no Parque Ecológico de Americana, sendo constatado que estava ativa, expressando comportamentos típicos da espécie, sem nenhum ferimento, em condições de voo, e apta para a soltura, visando manter-se em vida livre na natureza.
Em seguida, a ave foi conduzida e solta em habitat apropriado. “Esta foi a segunda coruja que o GPA resgatou. A outra coruja, da espécie buracaqueira, também passou por procedimentos semelhantes e foi solta em seu habitat”, afirmou Jonas Alecio Silva, Inspetor do Grupo de Proteção Ambiental da GAMA.
O trabalho do GPA, baseado em ações de prevenção e educação ambiental, também contribui para a preservação da fauna e da flora.
“No caso das corujas, erroneamente, algumas pessoas as classificam como sinal de mau agouro, mas na verdade são animais incríveis e importantes aves de rapina que desempenham uma função ecológica destacada, ajudando a controlar outras espécies e a manter o equilíbrio ecológico”, completou o Inspetor Jonas do GPA.