Uma cachorrinha de raça, praticamente, na pele e osso, mais três filhotes dela, todos sem alimento ou água, foram resgatados nesta segunda-feira (25), por um policial civil, um GCM de Charqueada (SP), onde estiveram também a diretora e um médico veterinário do CCZ (Centro de Controle de Zoonose). O dono do imóvel foi preso em flagrante e, ainda, multado em R$11 mil por manter aves em cativeiro sem autorização de órgão competente.
O investigador Lara disse que foi chamado para apoiar a equipe do CCZ, na Rodovia Wilson Finardi, (SP-191), porque havia denúncia de maus-tratos a animais numa casa que fica dentro de uma Olaria. Lara chamou o GCM Prado que seguiu para checar a veracidade da denúncia. Chegando no imóvel, a equipe foi atendida pela esposa do denunciado e ela falou que não havia nenhum animal maltratado na residência.
Em seguida, a mulher convidou a todos para entrarem. No quintal estava a cadelinha, em péssimo estado de saúde, esquelética, sem pelos, amarrada a uma pequena corda e sem água ou alimentos ao alcance. Também havia várias gaiolas com pássaros das espécies canário, sabiá, bigodinho e coleirinha.
O homem estava na olaria e foi informado sobre as diligências. O local foi preservado para exame pericial e depois que o médico veterinário emitiu o laudo de maus-tratos, o morador recebeu voz de prisão em flagrante.
A cachorrinha com os filhotes foram retirados do local e os pássaros ficaram sob custódia da Polícia Militar Ambiental. As gaiolas foram destruídas. O flagrante foi feito pelo delegado Mauro José Arthur, que é titular em Rio das Pedras (SP).