Nesta quinta-feira (14), o técnico agrícola Paulo Tangza Motta celebrará seu aniversário de 59 anos livre das noites mal dormidas e das dores de quadril que o angustiaram nos últimos seis anos.
Na quarta-feira, 6 de março, ele foi submetido a uma bem sucedida cirurgia de prótese total de quadril, no Hospital Beneficente São Lucas, na Santa Casa de São Pedro (SP), e que é a primeira vez que este tipo de cirurgia é realizada.
O procedimento envolveu a retirada do osso e da cartilagem lesionados dando lugar a componentes protéticos. A cabeça lesionada do fêmur da perna esquerda foi retirada e substituída por uma haste metálica, colocada no centro oco do osso.
Para o médico Elpídio da Graça, esta foi a cirurgia ortopédica de maior complexidade já realizada no município de São Pedro, e credencia o município a outros procedimentos cirúrgicos de igual ou maior dificuldade.
“Pelo Sistema Único de Saúde este é considerado um procedimento de alta complexidade, por isso o hospital teve de se credenciar com excelência na estrutura física e humana”, explicou o médico ortopedista, que comandou a cirurgia ao lado do também ortopedista Flávio Barbi Filho.
O profissional da saúde contou com o suporte de outros cinco profissionais (um médico anestesista, dois instrumentadores e dois circulantes da equipe de enfermagem).
“Não houve nenhuma complicação ou intercorrência, nem intraoperatório nem pós-operatório, e o paciente recebeu alta dois dias depois”, acrescentou o doutor Elpídio.
O paciente se mostrou surpreso com a qualidade dos serviços do hospital. “Fui muito bem atendido aqui, todos estão de parabéns, os médicos, as enfermeiras, a alimentação servida, de ótima qualidade. Finalmente, vou poder passar o meu aniversário, no dia 14 de março, sem dor”, celebrou.