A Prefeitura de Limeira, em parceria com a Neoenergia Elektro, deu início a um projeto-piloto nesta terça-feira (20) visando a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O projeto envolve a atuação dos leituristas da concessionária, que, além de realizar a leitura da conta de energia elétrica, agora também contribuirão com ações de prevenção ao mosquito. Eles estarão nas ruas distribuindo folhetos informativos, especialmente em áreas de maior incidência da dengue, e identificando possíveis criadouros do mosquito.
O prefeito Mario Botion ressaltou a importância das parcerias e do engajamento da população no combate à dengue, afirmando que o trabalho preventivo e orientativo é uma ação permanente. A iniciativa prevê que os leituristas, responsáveis pela leitura de energia em toda a cidade, façam relatórios com fotos e endereços de potenciais focos de dengue, que serão enviados à Secretaria de Saúde para ação direta nos locais identificados.
A capacitação dos mais de 100 leituristas foi realizada na sede da concessionária, contando com a presença da vice-prefeita Erika Tank, representantes da Elektro em Limeira, e especialistas em saúde pública. O projeto é resultado de uma colaboração que se formou durante uma reunião no Paço Municipal, onde a Elektro expressou seu desejo de contribuir com o combate à dengue na cidade.
Erika Tank e Fabio Lima, da Neoenergia Elektro, destacaram a importância da união entre diferentes setores para enfrentar questões de saúde pública e reforçaram o compromisso da concessionária não apenas com o fornecimento de energia, mas também com o bem-estar da população. Este projeto marca um passo significativo na luta contra a dengue, mobilizando recursos e pessoal para vigilância e prevenção ativa contra o mosquito.