A Guarda Civil Municipal (GCM) de Piracicaba (SP) iniciou o ano com um novo fardamento, que foi aperfeiçoado para tornar o uniforme mais confortável e proteger os agentes do calor intenso na rotina do trabalho, com proteção contra raios solares UVA e UVB.
O investimento da Prefeitura foi de R$ 160 mil para fornecimento da farda completa, que inclui duas camisas do modelo com proteção solar, calças tipo culote em tecido rip stop e camisas de manga longa. No total, 300 guardas-civis serão beneficiados com as novas fardas.
O novo modelo começou a ser usado pelos guardas no final de dezembro de 2023 e mantém as mesmas cores e características do anterior. Cada guarda receberá duas unidades do uniforme. A principal mudança foi a adequação da farda ao modelo Combat Shirt, com camisas de mangas mais longas e confeccionadas em um tecido misto de malha com microporos para ventilação.
A composição em poliéster (48%), algodão (46%) e elastano (6%), além de tornar o modelo mais confortável, conta com proteção contra raios solares UVA e UVB. Segundo o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel Nunes, o modelo também é seguido por agentes de outros municípios.
“Pensando nessas condições de calor intenso, para evitar fadiga e outras consequências que o calor ocasiona, estamos implantando esse modelo de uniforme.”, declarou. Além disso, também foram investidos R$ 77 mil no fornecimento de novas fardas para os 31 agentes do Pelotão Ambiental da GC. O uniforme é composto por camisa manga longa, calça tipo culote, boné camuflado e jaqueta manga longa militar camuflada.