O ano de 2023 marcou um ponto de virada significativo para o mercado de veículos eletrificados no Brasil. Com um total de 93.927 emplacamentos, houve um aumento expressivo de 91% em relação a 2022, que registrou 49.245 vendas. Esse crescimento surpreendente foi impulsionado especialmente pelas vendas de dezembro, que atingiram 16.279 unidades – um aumento de 191% comparado ao mesmo período do ano anterior.
A mudança de paradigma ficou evidente com a predominância dos veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV), que representaram 56% das vendas de eletrificados leves em 2023, totalizando 52.359 unidades. Esta tendência superou as vendas dos híbridos convencionais HEV a gasolina e HEV flex, que somaram 41.568 unidades. A preferência crescente por veículos plug-in, que possuem recarga externa de baterias, indica uma nova direção no mercado brasileiro de eletrificados.
Segundo Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), diversos fatores contribuíram para esses resultados. O aumento do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos, anunciado para janeiro de 2024, gerou uma corrida antecipada por compras nos últimos meses de 2023. Além disso, a consolidação do mercado se deve à crescente confiança e preferência do consumidor pelas novas tecnologias.
A ABVE vê com otimismo o futuro próximo, mesmo com o aumento da carga tributária sobre os veículos elétricos e híbridos importados. O lançamento do programa governamental Mover – Mobilidade Verde e Inovação, previsto para dezembro, deverá impulsionar ainda mais o setor, preparando o terreno para investimentos em veículos leves e pesados, assim como na infraestrutura de recarga elétrica.
Mesmo com os desafios impostos pelas novas alíquotas do imposto de importação, a expectativa da ABVE para 2024 é positiva, antecipando “boas surpresas” no mercado de veículos eletrificados.