A Estrada do Bongue, em Piracicaba (SP), foi interditada na madrugada desta quinta-feira (28), depois que uma pedra se desprendeu e caiu ficando parte dela no topo e outra parte foi parar na defensa que divide a entrada da pedreira e o asfalto.
Segundo Odair Melo, responsável pela Defesa Civil local, a pedreira é muito instável, pois, tanto com o calor quanto com o frio, existe a possibilidade de queda de pedras. Isso ocorre, principalmente, porque já houve intervenção humana no local (ela já foi escavada).
“É um paredão bastante abrupto, onde através do intemperismo como chuva, sol, calor, essas rochas trincam e acontece a queda de blocos. Nesta madrugada houve a queda somente da lasca do bloco porque a outra ficou segura pela estrada que fizemos parte de cima. Estivemos na madrugada com os agentes de trânsito e a Guarda Civil e, agora pela manhã, estamos avaliando para ver se dá para fazer a desinterdição da via”, explicou.
O próximo passo, segundo Odair Melo, é encaminhar um engenheiro para fazer análise das pedras, para uma prevenção futura. Essa pedra que caiu nesta madrugada tem em torno de dois metros e meio.
Em abril deste ano foi feito um trabalho na parte de cima da pedreira, que estava bastante vulnerável, com trincas e fendas, onde foi retirado tudo o que poderia empurrar as pedras para baixo, tais como raízes de árvores, por exemplo, mas essa que caiu na madrugada se deslocou do meio da pedreira. “Aqui passam muitos caminhões pesados, que acabam mexendo com a base da pedreira, e as pedras se soltam”, observou.
Melo garantiu que a estrada será liberada totalmente ainda hoje. No momento, apenas uma faixa no sentido bairro/Centro está liberada.