O Santos acertou a contratação de três bons reforços para 2024. São eles os laterais Jorge, ex-Palmeiras e Aderlan, ex-Red Bull Bragantino e o meia Giuliano, que vem do Corinthians.
Giuliano tem 33 anos e estava livre no mercado após não renovar com o Corinthians. Seu contrato vai até dezembro de 2024.
O meia disputou 59 jogos em 2023, sem problemas de lesões ou excesso de cartões. Formado no Paraná Clube, o novo reforço passou por Grêmio e Internacional, além de times na Rússia, Turquia e Arábia Saudita.
Jorge vem por empréstimo do Palmeiras. Os rivais dividiriam os vencimentos. As luvas acordadas no momento da sua compra junto ao Monaco, da França, continuariam a ser pagos pelo Verdão.
Na última temporada, Jorge estava emprestado ao Fluminense, mas pouco conseguiu contribuir com o time de Fernando Diniz, uma vez que acabou se lesionando ainda no início do ano. Ao todo, foram só quatro jogos e uma lesão séria no joelho.
Aderlan por sua vez, está com 33 anos e estava no red Bull Bragantino desde 2019. Foram 218 jogos e seis gols pelo Massa Bruta. Em 2023, entrou em campo em 38 oportunidades, sendo 26 como titular, anotou um gol e deu duas assistências.
Aderlan também soma passagens por Campinense, Itapipoca, Corinthians-AL, CSA, Santa Rita, Acadêmica OAF-POR, Luverdense, América-MG e Red Bull Brasil.
Antes, o Peixe anunciou o retorno do volante Diego Pituca, que estava no Japão. Estão apalavrados com o alvinegro os meio-campistas Otero e Cazares e o atacante Willian Bigode.
No mercado da bola, o atacante Marcos Leonardo recebeu uma proposta de empréstimo do Sfaxien, da Tunísia, com opção de compra. O staff do jogador recusou.
Já o volante Jean Lucas está sendo vendido ao Grupo City, que administra o Bahia. O Santos pagou 6 milhões de euros e está negociando por 8 milhões.
Copa
O Santos participará da Copa da Igualdade, um torneio amistoso no Catar, em fevereiro de 2024. Os paulistas enfrentarão o Al-Duhail, do Catar, o Shanghai Shenhua, da China, e o Zenit, da Rússia. Além do time Sub-20, alguns atletas do elenco profissional viajarão para a disputa internacional.
Vale lembrar que a equipe principal terá apenas duas competições oficiais no próximo ano: o Paulistão e a Série B do Brasileirão. Com isso, as partidas amistosas podem ser oportunidades para atletas que pouco atuaram na última temporada ou que não estejam nos planos do técnico Fábio Carille.
Os confrontos serão realizados nos estádios Abdullah bin Khalifa e Jassim Bin Hamad, em Doha, a capital do país. A equipe da Vila Belmiro entrará em campo nos dias 4, 9 e 13 de fevereiro. Os horários e o formato da competição ainda serão definidos.