Após discussão e votação, a Câmara Municipal de Limeira aprovou na noite desta segunda-feira (26), dois Projetos de Decretos Legislativos de autoria do vereador Clayton Silva (PSC), que irão condecorar pela primeira vez, quatro policiais militares com a Medalha de Bravura entre os Justos – Cabo Odilon Lopes.
[sg_popup id=”8″ event=”onload”][/sg_popup]
As honrarias serão concedidas após os policiais praticarem atos de bravura, coragem, audácia e perícia em ocorrências que ganharam destaque no município.
“Estas são as primeiras medalhas do tipo concedidas pela Câmara que visam reconhecer atos que exijam destemor, audácia e perícia por parte de pessoas que estão dispostas a entregar sua vida pela vida do próximo”, nos explica o vereador.
Na presença dos policiais, que acompanharam a votação dos projetos ao lado do comandante de sua companhia, o vereador justificou a entrega de tal honraria sendo um ato de reconhecimento da sociedade para com eles. O vereador também citou problemas que os policiais enfrentam em seu dia a dia, como a falta de estrutura e principalmente, o fraco armamento diante ao poderio de fogo dos criminosos atualmente.
AS OCORRÊNCIAS
Em junho de 2017, os policiais SD PM Cordasso e SD PM Santos, durante atendimento a ocorrência de suposta tentativa de suicídio, se depararam com um senhor de idade que, ao tentar atravessar os trilhos da linha férrea nas proximidades do viaduto Antônio Dalfré, sofreu uma queda, ficando sobre os trilhos por não ter forças para se levantar.
No local, os policiais perceberam a aproximação do trem e rapidamente, conseguiram retirar o senhor dos trilhos, evitando assim que ele fosse atropelado pela locomotiva.
A outra condecoração será feita por causa de ocorrência do dia 11 de janeiro deste ano, onde, os policiais SD PM Alberto e SD PM Justino, em deslocamento pela Rua Pedro Elias, foram abordados por um carro, onde estavam um casal em busca de socorro para sua filha com pouco mais de 18 dias e que havia se engasgado com o leite materno.
Rapidamente, os policiais iniciaram o atendimento ao bebê, e, mostrando total perícia na execução da “Manobra de Heimlich”, conseguiram desobstruir as vias aéreas da criança, deslocando-se em seguida para o pronto socorro da Santa Casa de Limeira.
“Agora, aguardaremos a publicação dos decretos para que possamos agendar a data de entrega das medalhas, o que deve ocorrer em evento promovido pelo batalhão de nossa cidade”, de acordo com Clayton.
(FotoS: Núcleo de Imprensa | Câmara Municipal de Limeira)