Depois de uma vistoria do diretor Dudu Baldissarelli e a promessa de que o gramado estará pronto até sábado e que os entulhos das reformas dos vestiários serão retirados, o Estádio Comendador Agostinho Prada foi confirmado pela Liga Desportiva Limeirense como palco das duas finais do Campeonato Amador, que serão realizadas no domingo.
Se o campo do Independente fosse vetado pela Secretaria de Esportes, as finais poderiam ser ou no campo do Ipanema ou no Gigantão do Cecap. Segundo Dudu, até por motivo de segurança, o secretário Luiz Augusto Zanon concordou em liberar o Pradão.
O presidente Rafael Dias Tomazzini também aproveitou para anunciar os árbitros da CBF que foram contratados para os jogos decisivos. Na final da Segundona entre Degan e Atlético Degan, às 8h15, o escolhido foi o paulista Vinícius Gonçalves Dias Araújo.
Pelas semifinais, o Degan, do “Eurico Miranda do Amador”, passou pelo Barça com duas vitórias (5 x 1 e 4 x 2). Já o Atlético perdeu o duelo de ida para o Real Galácticos por 2 a 1, mas goleou por 4 a 0 no jogo de volta.
Para Classe A e Abílio Pedro o árbitro será o experiente carioca Marcelo de Lima Henrique, ex-FIFA. Nada melhor do que um fuzileiro naval para conduzir um jogo deste quilate. No Campeonato Brasileiro deste ano, apitou seu milésimo jogo (Bahia x Grêmio). Será a terceira final seguida entre os rivais, com um título de cada lado.
O Classe A, que perdeu 10 pontos no total (três pelos incidentes da final de 2022 e mais sete pela confusão com a arbitragem este ano no Sindicato dos Metalúrgicos contra o mesmo adversário), eliminou o Nova Itália nas quartas de final e teve uma enorme dificuldade para passar pelo Nova Suíça. Venceu o jogo de ida por 2 a 1, de virada, com dois gols no fim e depois empatou por 1 a 1, no campo do Ipanema.
O Abílio Pedro iniciou a competição devendo nove pontos, também pelos incidentes na decisão passada. Se recuperou, avançou e goleou duas vezes do Belinha Ometto nas quartas de final. Nas semifinais também teve trabalho contra o Centro Rural, empatando sem gols o jogo de ida e vencendo a volta por 2 a 1, no Gigantão do Cecap.
As torcidas serão divididas no domingo para garantir a segurança. O bar do Pradão funcionará normalmente. Fumaça e estalinhos são permitidos, rojões não. Apenas quem for cobrir o evento poderá ter acesso às cabines de imprensa.