A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, concluiu, nesta terça-feira, dia 05, a ação Roda de Artesanato. O objetivo da iniciativa foi incentivar o empreendedorismo, ampliando as oportunidades de geração de renda e impulsionando a economia local. Foram ministradas oficinas de capacitação para confeccionar, expor e comercializar peças de crochê em fio de malha para 20 pessoas.
O programa foi dividido em quatro módulos, abordando temas como economia criativa, empreendedorismo e gestão, criação de produtos e design, além de estratégias de exposição, venda, troca e parcerias. Todas as participantes irão receber nesta sexta-feira, dia 08, kits contendo 7kg de fio de malha em cores diversas, agulhas, botões, entre outros itens para colocar em prática o conhecimento adquirido nas oficinas, iniciar a produção e venda de bolsas de crochê. As oficinas foram realizadas em parceria com o CRAS Presidente Dutra que cedeu o espaço, e contaram com a participação de 20 pessoas, em sua maioria, atendidas pela instituição.
“Eu já trabalho com amigurumi e algumas peças de crochê, mas o projeto trouxe a oportunidade para que eu possa aprender a confeccionar as bolsas em fio de malha e isso vai agregar bastante em meu trabalho e em minhas vendas”, destaca Ana Bispo de Souza, uma das participantes das oficinas.
O Roda de Artesanato é uma ação que visa impulsionar a economia da comunidade e garantir uma renda extra para as famílias. Além de gerar vínculo e troca de conhecimento entre os participantes que irão auxiliá-los em vários campos da vida.
Mauricio Galvão Ferreira, instrutor dos módulos de gestão, destaca que tão importante quando confeccionar as peças é saber precificar e administrar eficientemente os aspectos financeiros do seu próprio negócio. “A capacidade de estabelecer preços justos e competitivos para as criações artesanais é crucial para atrair clientes, garantir a viabilidade financeira do negócio e, consequentemente, proporcionar um retorno adequado aos artesãos envolvidos. Isso é o que garantirá o sucesso do empreendedor”, destaca ele.
No total foram realizados nove encontros, de duas horas cada, entre os meses de outubro e dezembro, com 18 horas de formação no total.