O projeto da Muralha Digital terá 1.341 câmeras de segurança para monitorar as principais vias de Araras (SP), além de praças, parques e prédios públicos.
Os dispositivos serão integrados aos bancos de dados Detecta, do Estado de São Paulo, e Córtex, do Governo Federal, e contam com a identificação de veículos pelo OCR (reconhecimento ótico de caracteres).
O Detecta é um sistema integrador de informações que realiza, com celeridade, a correlação dessas informações para auxiliar a tomada de decisões das polícias Militar, Civil e Científica.
O sistema Córtex tem como objetivo interligar câmeras de seguranças instaladas em vias públicas e fazer a leitura automática de placas, para, por exemplo, localizar veículos roubados e criminosos foragidos ou em fuga.
Em Araras também existem 17 radares eletrônicos, que já estão instalados na cidade realizando a fiscalização do trânsito e todos eles – punitivos e educativos – estão sinalizados de acordo com a resolução 798 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
A localização exata de cada um deles pode ser pesquisada no site www.araras.sp.gov.br/radar.