O número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) nos presídios da região de Piracicaba passou de 800. Assim, as seis unidades localizadas nos municípios de Piracicaba, Limeira e Rio Claro registram um aumento de 16.86% em relação a reeducandos inscritos no Exame no ano passado.
Em toda a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), 21.721 pessoas encarceradas se inscreveram para o Enem. Com isso, a pasta registra um aumento de 10,87% em relação ao número de presos interessados em participar do certame no ano passado.
As inscrições foram encerradas em 27 de outubro e as provas deverão ser aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro nas unidades da SAP. O Enem PPL permite o acesso ao ensino superior por meio de iniciativas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A avaliação de desempenho é focada em reeducandos que terminaram o ensino médio e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame tem o mesmo grau de dificuldade do Enem regular e é composto por quatro provas, que juntas somam 180 questões, e uma redação em língua portuguesa.
Além de promover o acesso à universidade, a avaliação também contribui para a análise da educação como um todo.