O cardápio da Alimentação Escolar das escolas públicas de Campinas (SP), agora conta com uma nova iguaria: o bolo saudável, que é sem açúcar e não tem leite ou derivados. A nova delícia que já caiu no gosto dos estudantes é servida uma vez por semana e nos sabores laranja com beterraba, mamão com suco de laranja e beterraba com suco de limão.
Para chegar a esses bolos, foi realizado, em outubro, o concurso de receitas “Bolo Saudável, Bolo Gostoso”, promovido pela Coordenadoria de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Departamento de Alimentação Escolar da Centrais de Abastecimento (Ceasa).
“Foi super legal, porque é uma forma de valorizar as cozinheiras e também elas percebem que podem, cada vez mais melhorar, aprimorar e aprender mais coisas”, contou a coordenadora de Nutrição, Maria Helena Antonicelli.
O concurso mobilizou 16 cozinheiras das escolas públicas. Do total de profissionais, três foram classificadas para a final, sendo que Wagna França foi a campeã com um bolo pensando para atender até quem tem restrições alimentares, que ela chamou de “Bolo da Cacau”. A novidade já está no cardápio dos alunos da Educação Infantil.
A premiada é cozinheira da Escola Estadual “Professor Francisco Álvares”, na Vila Holândia, no Distrito de Barão Geraldo. “Me inspirei muito nas pessoas que têm diabetes e alergia à lactose. Me dediquei a eles”, afirmou a cozinheira vencedora, Wagna França. Como premiação, ela ganhou uma batedeira de bolos.
Bianca de Godoy Lima, cozinheira do Centro de Educação Infantil Casa da Criança de Sousas, localizada no Distrito de Sousas, ficou em segundo lugar com a receita de bolo de laranja com beterraba sem adição de açúcar. Como prêmio, recebeu um liquidificador.
O bolo de mamão com suco de laranja levou a terceira posição. A receita é da cozinheira Rosilane Almeida de Melo, que trabalha no Centro de Educação Infantil Bem-Querer “Bento Faria”, no Jardim Alto Belém. Ela ganhou um aparelho mix de cozinha.
Atualmente, o Programa Municipal de Alimentação Escolar serve diariamente 293 mil refeições, em 552 escolas públicas de Campinas. Para dar conta do recado, estão contratadas 1.523 cozinheiras.
Receita do bolo vencedor
Ingredientes
Massa
1 e ½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de mix de farinha (mistura de farinha de arroz e/ou amido de milho e/ou polvilho doce e/ou outras farinhas isentas de glúten, soja, lactose, corantes e produtos artificiais)
4 beterrabas pequenas
1 xícara de óleo
3 ovos grandes
Suco de 1 limão
Casca de 2 maçãs
1 colher de sopa de fermento
Cobertura
75 ml de suco de laranja (equivale a 3 laranjas)
2 bananas
½ beterraba
Modo de fazer
Massa
Coloque no liquidificador a beterraba cortada em pedaços pequenos, o óleo, os ovos, o suco do limão e as cascas das maças cortadas em pequenos pedaços, bata até obter uma mistura homogênea. Reserve.
Coloque numa tigela a farinha e o mix de farinha e misture.
Despeje na tigela da farinha a mistura que havia feito no liquidificador aos poucos, mexendo devagar, até obter uma massa homogênea.
Por último, adicione o fermento.
Despeje a massa em uma forma de furo central untada e enfarinhada.
Asse em forno médio 180ºC, preaquecido, por aproximadamente 40 minutos ou ao furar o bolo com um garfo, e este saia limpo.
Cobertura
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Coloque em um recipiente e leve para geladeira por aproximadamente 2 horas.
Quando o bolo estiver frio e a cobertura pronta, despeje a cobertura sobre o bolo.