A queda de energia durante o temporal que afetou Limeira (SP), na tarde desta sexta-feira (3), mantém, até o momento, moradores de vários bairros às escuras. É o caso do Jardim Ipiranga onde, só num condomínio residencial da rua Doutor José Gustavo Macedo Soares Busch, moradores de 249 apartamentos estão sem energia desde às 16h de ontem.
De acordo com o síndico, Jean Pierre da Silva Almeida, 30 anos, a situação fez com que a rotina do condomínio fosse alterada. Uma das mudanças é que, geralmente, os moradores entram com seus controles do portão. Como não tem energia foi necessário colocar um porteiro presencial.
“Conforme o protocolo do condomínio, sempre pedimos manutenção, principalmente, com relação às árvores porque sabemos da chegada do período chuvoso. Fizemos pedido à Elektro no final de agosto e essa manutenção não foi feita até agora”, declarou.
Poucos minutos atrás, um dos moradores viu um veículo da concessionária passar na frente da portaria, mas foi embora sem que ele pudesse falar algo sobre o problema. “Vários moradores perderam suas coisas e quem pode está indo tomar banho na casa de parentes ou amigos. Conversamos com um vereador que disse que 4% da cidade está na mesma situação”, disse Jean.
Na chácara da família de Adriele Silva, no bairro Lagoa Nova, a festa de aniversário que já estava programada precisou ser cancelada e os convidados foram comunicados de última hora que não haveria mais. “No nosso condomínio, só quem tem a senha é que entra. Porém, como não tem energia, o portão esta ficando aberto e está um breu”, declarou.
Para não perder a carne, a família comprou gelo e acondicionou tudo. Flávio Mota, que é o proprietário da chácara, está num dilema porque além de ter que fazer tudo às escuras, inclusive cozinhar à luz de vela, precisa ficar de olho na esposa que tem problema grave em um dos olhos e corre o risco de tropeçar dentro de casa.
“Neste momento estou fazendo arroz no escuro. É complicado porque pago imposto caro. Fui num supermercado, a 500 metros de casa e tem energia. Do lado de fora do condomínio, a 150 metros de casa, tem energia. Ao redor de onde moro a gente vê o fundo do Pompeu, Batistela, Parque Santa Eulália, todo com energia, menos aqui. E este mês veio mais de R$ 450 para eu pagar”, destacou o morador.
A equipe do Rápido No Ar fez contato com a Elektro. A assessoria afirmou apenas que 98% das residências estão ligadas. Afirmou ainda que os serviços de atendimento ao consumidor estão funcionando. Porém, em alguns casos com lentidão devido a alta demanda de chamadas. Não obtivemos resposta sobre a previsão de retorno da energia das cerca de 2 mil residências que estão sem energia.
Para registrar falta de energia, os clientes podem utilizar os seguintes canais: 0800 701 01 02 ou o site neoenergiaelektro.com.br ou o App.