Suzano, uma referência global na produção de bioprodutos derivados do eucalipto, está expandindo seu modelo de negócios no Estado de São Paulo, incorporando a tecnologia ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) em seu portfólio, em alinhamento com sua participação na Rede ILPF. A estratégia visa não apenas inovar e trazer sustentabilidade para suas operações e parceiros florestais, mas também criar novas oportunidades no agronegócio regional.
A ILPF é uma estratégia de produção que integra sistemas produtivos agrícolas, pecuários e florestais em uma mesma área, buscando otimizar o uso da terra, elevar a produtividade, diversificar a produção e gerar produtos de qualidade. Além de reduzir a pressão sobre a abertura de novas áreas, contribui para a mitigação de gases de efeito estufa e oferece maior conforto animal.
A Suzano incentiva a inserção do componente florestal em áreas ocupadas com pecuária como estratégia para recuperação de pastagens. Além da ILPF, a empresa mantém os modelos de arrendamento, parceria e fomento florestal em sistemas tradicionais de cultivo para atender a diferentes perfis e necessidades dos produtores rurais.
O Sistema ILPF visa aumentar a diversidade de produtos comercializáveis das propriedades rurais e, com a introdução das árvores, mitigar ou zerar o balanço das emissões de gases do efeito estufa (GEE) provenientes das atividades agropecuárias. Essa condição permite ao produtor participar de iniciativas voltadas para uma economia de baixo carbono, alinhando-se com as estratégias da Suzano para contribuir com a descarbonização em âmbito global.
Reinaldo Rocha, gerente de Negócios Florestais da Suzano em São Paulo, destaca a importância de participar de iniciativas com a Tecnologia ILPF para garantir o suprimento de fibras, carne e alimentos e gerar mudanças e impactos positivos no planeta. “É ir além das nossas divisas de propriedade para disponibilizar para a sociedade mais oportunidades no agronegócio regional”, afirma.
A Suzano já estabeleceu compromissos voluntários para reduzir suas emissões e ampliar a remoção de gases da atmosfera, os quais fazem parte dos “Compromissos para Renovar a Vida”, um conjunto de 15 metas públicas de longo prazo que podem ser acompanhadas em https://compromissos-renovar-vida.suzano.com.br/.
Caravana ILPF
A Caravana ILPF, realizada pela Rede ILPF e empresas associadas, objetiva difundir a Tecnologia ILPF e ampliar sua adoção para avançar em novas áreas de Integração no Brasil. A etapa São Paulo foi realizada na semana de 18 a 22 de setembro, passando por diversas cidades com visitas técnicas a fazendas, dia de campo e palestras.