Um motociclista, de 31 anos, foi socorrido na manhã desta segunda-feira (9), após um acidente de trânsito na rua Benedito Kuhl, em Limeira (SP).
A colisão entre motos aconteceu em frente à ortopedia da Santa Casa e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) precisou ir ao local para socorrer o motociclista que foi encaminhado justamente para Santa Casa de Limeira.
De acordo com as informações apuradas pela reportagem do Rápido no Ar no local, o motociclista seguia pela rua Benedito Kuhl sentido centro, quando um veículo que estava estacionado saiu da vaga exatamente em frente a ortopedia do hospital e interceptou a trajetória da motocicleta. O rapaz que pilotava a moto para evitar a colisão freou bruscamente o veículo. Porém, uma outra motocicleta que vinha logo atrás, atingiu a traseira da primeira moto. Com o impacto os dois motociclistas e a garupa da primeira moto caíram ao solo. O motociclista da primeira moto que freou para evitar a colisão com o carro sofreu um ferimento na perna. O Samu foi acionado e socorreu a vítima foi que conduzida para o Pronto Socorro da própria Santa Casa.
Populares que estavam no local ficaram perplexos ao ver o paciente caído no asfalto e ser obrigado a aguardar o deslocamento do Samu que socorreu a vítima justamente para o interior da própria Santa Casa.
O jornalismo do Rápido no Ar já questionou o hospital em um caso semelhante que ocorreu em março deste ano quando um idoso foi atropelado praticamente em frente a emergência do hospital. Na época, a resposta que obtivemos do hospital foi a seguinte: “Qualquer manejo incorreto pode acarretar em graves sequelas ao paciente, como a paraplegia ou tetraplegia. Nossos profissionais não têm capacitação específica para socorro nas ruas, assim como não dispomos dos dispositivos próprios para este tipo especial de atendimento, diferentemente do SAMU/Resgate, os quais são equipados com todo o aparato necessário para conferir a tão necessária segurança para este tipo de socorro extra-hospitalar a politraumas. Além disso, os profissionais também não podem deixar os pacientes que já estão no hospital, muitos também em situação grave, já que a Santa Casa de Limeira é referência em alta complexidade para Limeira e região”
O procedimento adotado novamente pela Santa Casa na manhã de hoje (9) foi diferente de casos semelhantes que ocorreram em hospitais particulares da cidade.
Vale destacar conforme apuramos que os agentes de trânsito tiveram um papel importante na ocorrência desta segunda-feira. Chegaram ao local de forma ágil, o que evitou um novo acidente. E foram os agentes inclusive os responsáveis pelo próprio acionamento do Samu.