Perder um animal de estimação causa uma dor, para muitos cidadãos, imensurável. Imaginem como fica o sentimento de quem divide uma profissão regada a extremo risco, vive instantes de pura adrenalina e estresse, passa a maior parte do tempo com amigo de quatro patas, localiza entorpecentes e até prende criminosos? É o caso dos cães da Polícia Militar do Estado de São Paulo e que partiram, principalmente, defendendo a sociedade.
Em Piracicaba (SP), para esses cães heróis, existe um cantinho especial no Cemitério Parque dos Animais – Paraíso do Amigo, instalado na área rural, e que neste sábado (7) comemorou 25 anos. A comemoração, nesta data, contou com a presença de policiais militares do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), com o cão “Dexter”.
No local estão sepultados o “cabo Nick”, que morreu perto de completar os seis anos de idade, e durante suas funções na Polícia Militar se destacou numa ocorrência de roubo seguido de sequestro, em Piracicaba. Ao lado da imagem dele está a plaquinha de “Aquiles”, que viveu oito anos e recebe o título de “nosso eterno Campeão Brasileiro de Faro 2010”.
Também está sepultado neste cemitério, e faleceu prestes a completar oito anos, o “Aruk”. Em sua memória está uma placa de agradecimento: “obrigado ARUK, um parceiro, um amigo, um herói”.