A Prefeitura de Araras (SP), em parceria firmada em 2022 com a DLD Log Reversa, instalou essa semana, em vários pontos da cidade, 15 caixas coletoras de resíduos eletroeletrônicos. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, a iniciativa minimiza o descarte dos resíduos em locais inadequados, o que poderia causar grandes impactos ambientais.
“Muitas pessoas têm dificuldade em trazer o material até a Secretaria. Então então facilita, além de ajudar o meio ambiente”, afirma o diretor de Meio Ambiente, Wagner Leveghin.
Todo equipamento que é coletado, é desmontado e a destinação de seus componentes respeita as normas ambientais. A DLD segue a Lei Geral de Proteção de Dados, que garante a segurança das informações pessoais de quem depositar os aparelhos como celulares, computadores, impressoras, rádios, televisores, câmeras, notebooks, entre outros. As lâmpadas e pilhas não são recolhidas e devem ser levadas no Departamento de Meio Ambiente, que fica à Rua Marechal Deodoro, 910, no Centro.
A iniciativa é a contrapartida da empresa que fará sua expansão no Distrito Industrial VI, com um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. Atualmente, a DLD tem 27 funcionários e, com a ampliação, deverá chegar a 100 colaboradores.
Locais para descarte de resíduos eletroeletrônicos:
Ginásio de Esportes “Nelson Rüegger”
Praça Barão de Araras (Chiquinho)
Praça Barão de Araras (Lotérica)
Praça Nossa Senhora Aparecida – Jd. Cândida
Praça Jorge Assumpção (ponto de ônibus) – José Ometto I
Praça na Avenida Castello Branco – Narciso Gomes
Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto”
Jardim Bosque de Versalles
Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” – Lago
Avenida Dona Renata (Ghirardello Lanches)
Delegacia de Polícia Civil
Praça próxima ao colégio COC
E.E. “Carlota Fernandes de Souza Rodini”
Praça em frente à FHO/Uniararas
Avenida Melvin Jones – Praça do Jardim Fátima