No início da manhã desta quinta-feira (5) uma ação conjunta entre o Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira e fiscais do meio ambiente resultou em uma ocorrência de crime ambiental. Indivíduos descartavam grandes quantidades de cerveja em plena via pública. Quando os fiscais e o Pelotão Ambiental chegaram ao local, constataram que aproximadamente 600 litros de cerveja já haviam sido despejados. Por incrível que pareça, cerca de 5.280 garrafas de cerveja estavam prestes a ser jogadas na via pública, o equivalente a 3.168 litros do líquido, mas a ação dos agentes evitou esse despejo em larga escala.
Segundo informações fornecidas pelo SubInspetor Renato, o descarte desse volume de cerveja representaria uma séria ameaça ao meio ambiente. O proprietário do material alegou que possui um comércio de sucatas e adquiriu as garrafas contendo líquidos já vencidos na cidade de Mogi Guaçu. Posteriormente, ele revendeu as garrafas vazias por R$0,30 centavos cada uma. No entanto, devido ao fato de as garrafas ainda estarem cheias, ele solicitou ao comprador que as descartasse próximo de uma área verde no bairro Jardim Elite.
O proprietário foi notificado das irregularidades e agora enfrenta a possibilidade de receber uma multa municipal com base na Lei Complementar 650/12 do Código Municipal do Meio Ambiente, além de estar sujeito às sanções previstas no Decreto Estadual 8458/76. Ele terá um prazo de 20 dias para apresentar recurso. O supervisor da fiscalização do meio ambiente, Fabio, coordenou essa operação que visa preservar nosso ambiente e combater práticas prejudiciais ao ecossistema local.