O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve em Piracicaba (SP) nesta quarta-feira (4), visitando a obra da planta de biogás da Raízen, anexa ao Bioparque Costa Pinto, na rodovia Hermínio Petrin – liga Piracicaba a Charqueada. O prefeito Luciano Almeida acompanhou a visita, que foi conduzida pelo presidente do Conselho de Administração da Cosan, Raízen e Comgás, Rubens Ometto Silveira Mello.
A unidade é a primeira do país dedicada à produção de gás natural renovável. O biometano representa um investimento de R$ 400 milhões e vai colocar Piracicaba na vanguarda da energia renovável, com expectativa de produção de 26 milhões de m³ por ano. O início do ramp up operacional (produção) está previsto para fevereiro de 2024 e deve gerar ao longo de todo o período, entre obras e operação, cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos.
O prefeito Luciano Almeida disse que a parceria entre a Administração e a Raízen é bem-sucedida e fortalece, definitivamente, o nome de Piracicaba como o maior centro mundial do segmento do agro.
“O desenvolvimento tecnológico para a produção de biometano a partir de resíduos da produção sucroalcooleira certamente vai conferir um valor agregado ainda maior ao nosso município”, ressaltou o prefeito.