Com o objetivo de trabalhar maior comodidade à experiência do acompanhante de paciente internado, o Hospital Regional de Piracicaba – HRP – implementou um sistema informatizado para atendimento às solicitações de alimentação dessas pessoas, proporcionando maior autonomia no pedido da refeição.
A ideia surgiu em decorrência de refeições que muitas vezes eram perdidas em função de alta dos pacientes. Segundo a líder de nutrição do HRP, Marcella Canoa da Silva, “o pedido do café da manhã era usado como base para as solicitações de almoço e jantar.
Algumas refeições eram perdidas, já que o paciente recebia alta da internação ao longo do dia. Além disso, a informatização dessa solicitação faz com que haja uma melhor integração do acompanhante ao cotidiano de uma internação”.
Para que a nova operação funcione de maneira eficaz, o setor de nutrição, TI e gestão do hospital se envolveram ativamente em encontrar uma solução que não fosse impeditiva para algumas das pessoas. Foram dois meses do planejamento ao início da implementação desses pedidos.
“Precisávamos pensar em algo de fácil acesso e operação, recebemos um público bastante simples aqui no hospital e essa informatização precisava ser autoexplicativa”, conta o superintendente Vítor Marim. Além do TI e da Nutrição, as áreas de atendimento também foram envolvidas. “O familiar ou acompanhante recebe a informação logo na internação do paciente. E há um reforço dessa informação em vários momentos para que esse acompanhante se habitue ao processo e não fique sem a sua refeição”, completa a nutricionista.
De acordo com Marim, “o novo sistema faz parte do plano de estratégias de crescimento do hospital, que funciona em paralelo a melhorias da experiência do cliente. O melhoramento contínuo deve ser voltado não apenas ao paciente como também seu acompanhante. Fazê-lo mais autônomo dá a ele uma sensação maior de conforto, sabemos que não é fácil estar em um ambiente hospitalar”, conclui.
O HRP trabalha com uma demanda média de 370 refeições diárias, para atendimento da somatória das cinco refeições a pacientes e três aos acompanhantes.