Em um esforço para elevar a cobertura vacinal em todo o território paulista, o governador Tarcísio de Freitas anunciou neste sábado (30) a campanha de multivacinação do estado de São Paulo. A iniciativa visa alcançar os níveis estabelecidos pelo Ministério da Saúde em todos os 645 municípios do estado. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, todas as vacinas do calendário apresentaram crescimento de cobertura nos primeiros três meses de 2023.
Tarcísio de Freitas, em evento na zona oeste da capital, destacou a importância da vacinação para a saúde e a realização de sonhos. “Tornar esses sonhos possíveis proporcionando saúde para nossas crianças e jovens, mantendo erradicadas algumas doenças que já tivemos no nosso Brasil”, afirmou.
A campanha, que ocorre entre 30 de setembro e 31 de outubro, tem como objetivo verificar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos, identificando quais imunizações estão pendentes ou necessitam de reforço.
Apesar de a cobertura vacinal em São Paulo estar abaixo dos níveis ideais desde 2016, houve uma recuperação significativa desde janeiro deste ano. Ações promovidas pelo Governo do Estado após a pandemia, como a campanha “Vacina 100 Dúvidas”, foram cruciais para esse aumento.
A campanha atual disponibilizará vacinas contra diversas doenças, incluindo poliomielite, sarampo, HPV, febre amarela e covid-19. O nível de cobertura considerado adequado pelo Ministério da Saúde é de 90%. Algumas vacinas, como poliomielite e sarampo, que estavam abaixo de 80% em 2021, atingiram marcas de 85,9% e 89,9% este ano, respectivamente.
Além dos postos de saúde, a imunização será estendida a escolas, locais de grande circulação e áreas rurais. A estratégia de vacinação em cada município será definida pelas respectivas prefeituras.
O site “Vacina 100 Dúvidas” (https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/) foi criado para esclarecer as principais dúvidas da população sobre vacinação, combatendo informações incorretas e fake news.