O prefeito Luciano Almeida reuniu-se na tarde desta quinta-feira (28), com representantes do Consórcio SA3, vencedor da licitação para pavimentação em concreto de trechos de vias de Piracicaba (SP), para alinhar cronograma de execução de obras e os processos técnicos do serviço.
Serão contemplados 45 km de avenidas e ruas da cidade, em mais de 30 pontos com intenso fluxo de veículos. Participaram da reunião, também, secretários e integrantes da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e da Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria). Em 15 dias, o consócio deve apresentar à prefeitura o cronograma dos serviços.
“Piracicaba tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% deste pavimento na cidade encontra-se com a vida útil vencida, porque nos últimos 18 anos não ocorreram serviços de recapeamento asfáltico, então resolvemos fazer um projeto parrudo, com concreto, por conta da maior durabilidade. Diante disso, chamamos os senhores, representantes do consórcio, para estipularmos o cronograma de execução das obras, com o intuito de darmos agilidade aos trabalhos”, falou o chefe do Executivo.
Durante a reunião, foram discutidos os processos do serviço, iniciando pelo estudo e diagnóstico do asfalto já existente, e as possibilidades de soluções para as vias. Além disso, foi comentado como a Semuttran, chefiada por Jane Franco Oliveira, e a Semozel, administrada por Paulo Roberto Borges, podem colaborar para minimizar problemas no trânsito e verificar as necessidades de obras, por exemplo, de drenagem, durante o período de trabalho para a implantação do asfalto de concreto.
“Primeiro, vamos iniciar com a investigação do que tem de pavimento, para ver o que deve ser removido completamente ou não. A partir das informações que tivermos, poderemos ter o diagnóstico e encontrar a solução, tratando da espessura da camada de concreto”, explicou Fabiano Ranna, diretor de obras do Consórcio SA3.
VANTAGENS – O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes. Agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos, além de maior durabilidade quando comparado a outros pavimentos.
Nesta primeira etapa de pavimentação serão usados dois tipos de material, sendo um de PUC (Pavimento Urbano de Concreto), para onde há tráfego de veículos leves, e o outro de pavimento rígido, para tráfego pesado. Entre as vantagens do pavimento em concreto estão a menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.