O empate com o Fortaleza por 1 a 1, na Neo Química Arena, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana, foi o último de Vanderlei Luxemburgo no comando do Corinthians.
O treinador foi demitido na tarde de hoje. Tite seria o substituto. O medo de perder o ex-treinador da Seleção Brasileira para o Flamengo teria acelerado o processo no Parque São Jorge.
Luxemburgo comandou o Timão em 38 jogos neste ano. Foram 14 vitórias, 12 empates e 12 derrotas, um aproveitamento de 48%. Alguns técnicos recentes do Corinthians com aproveitamento melhor: Tite (69,9%), Mano Menezes (64,5), Fábio Carille (62,5%), Fernando Lázaro (56,9%), Vagner Mancini (54,1%), Vítor Pereira (51,1%), Adilson Baptista (49%), Cristóvão Borges (48,2%) e até Sylvinho (48,1%).
No jogo de terça, o time cearense abriu o placar com Zé Welison, de cabeça, e Yuri Alberto deixou tudo igual, aproveitando bom passe de Renato Augusto. O time comandado por Juan Pablo Voyvoda reclama de dois pênaltis não marcados em Marinho e Bruno Pacheco. Com o resultado, quem vencer o jogo na próxima terça-feira, na Arena Castelão, estará na final da Copa Sul-Americana de 2023.
Antes do jogo de volta, os times voltam suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No sábado, às 18h30, o Corinthians terá pela frente o clássico contra o São Paulo, no Morumbi. Timão é o 10º colocado, com 30 pontos. Mais cedo, às 16h, o Fortaleza recebe o Grêmio. O Leão do Pici está em 8º lugar, com 38 pontos.
*** Sinalizadores ligados no setor norte da arena, onde fica a Gaviões. Rolou um início de incêndio no local, que foi rapidamente controlado. A Conmebol não permite o uso de sinalizadores em jogos da confederação. Corinthians sujeito a multa.