As impressoras são equipamentos fundamentais para muitas empresas, estudantes e até parte do ambiente doméstico. E mesmo tão comuns, ainda há dúvidas sobre o que fazer quando a tinta acaba, principalmente nos casos dos modelos que utilizam o toner no processo de impressão.
Para evitar chateações e entender melhor como funciona tanto o equipamento quanto o toner para impressora, confira algumas informações separadas especialmente para você e esteja preparado para todos os processos necessários para uma impressão de qualidade!
O que é o toner para impressora?
O toner é um suprimento de tinta formado por partículas muito finas de pó que misturam carbono e polímeros que podem variar de fabricante para fabricante.
[sg_popup id=4]
A tinta fica armazenada dentro do cartucho de toner, o que possibilita sua substituição de forma prática e segura pelo usuário.
Como funciona o produto?
A impressão a laser ocorre quando o tambor de imagem da impressora recebe uma carga elétrica, sendo que algumas partes anuladas pelo laser. Essas partes atraem o pó da tinta, criando a imagem a ser impressa e que será gravada no papel por meio do calor e da fricção.
Desde sua criação, quando era utilizado somente carbono na composição da tinta, este modo de impressão tem se tornado cada vez mais tecnológico, permitindo, a cada atualização, a impressão de mais folhas por um só cartucho.
Quando realizar a troca do toner para impressora?
As impressoras costumam avisar o usuário quando é necessário a troca do cartucho de toner, a mensagem pode ser exibida no painel do equipamento, por exemplo, com sinais vermelhos ou com avisos sonoros. Porém, também é possível perceber a hora da troca quando as impressões começam a apresentar falhas ou pequenos defeitos, pontos perceptíveis quando comparados com as primeiras impressões.
Como instalar um cartucho de toner novo?
Para realizar a substituição de forma correta, é importante conferir o manual do seu equipamento, porém, há algumas dicas gerais que tornam o processo mais simples, como:
1. Certifique-se que a impressora está fria, garantindo que não há partes internas quentes durante o manuseio. Para isso, basta deixar o equipamento desligado por pelo menos 10 minutos após o uso;
2. Abra a tampa do local onde se encontra o cartucho do toner e o retire com cuidado;
3. Com o cartucho na horizontal, faça movimentos leves da esquerda para a direita, assim o pó da tinta será espalhado de maneira uniforme;
4 Repare se não há sujeira ou pedaços de papel na parte interna da impressora antes de concluir a troca.
Lembre-se: é importante encontrar o local certo para o descarte do material antigo, algumas empresas disponibilizam em seus sites endereços de locais que recebem esse tipo de material.
Toner novo x recondicionado
É possível realizar a troca do seu toner utilizando um produto novo ou um recondicionado. A primeira opção inclui também a aquisição de um novo cartucho. Já o recondicionado é feito utilizando o cartucho vazio, que é preenchido novamente com o pó para impressão.
Os benefícios de adquirir um novo cartucho são a garantia da qualidade e compatibilidade do produto. O recondicionado ganha no preço, mas é preciso estar atento à sua origem.
A impressão vale a pena?
O custo benefício da impressora laser é considerado excelente para quem precisa realizar impressões de alta qualidade, principalmente aquelas que necessitam de mais precisão, como códigos de barra.
Outro ponto positivo é o fato de um cartucho de toner render mais impressões do que os utilizados nas impressoras de jato de tinta, garantindo maior durabilidade do processo e, ainda, qualidade final.