A Seleção Brasileira Pré-Olímpica entra em campo hoje, às 16h (horário de Brasília), para enfrentar a equipe do Marrocos Sub-23. O técnico Ramon Menezes afirmou que vai montar um time criativo, que inspire o torcedor brasileiro.
Os amistosos marcam o início da preparação para a disputa do torneio classificatório dos Jogos Olímpicos. A competição será disputada em janeiro e apenas dois países do continente garantem vaga em Paris-2024. O Brasil é o atual bicampeão olímpico (Rio-2016 e Tóquio-2020).
“É o Brasil que transmita confiança ao torcedor. Com espírito, com atitude, com a entrega da alma, a criatividade e o improviso. Isso aí é do futebol brasileiro”, comentou.
A seleção marroquina já está classificada para as Olimpíadas. No mês passado, conquistou a Copa das Nações Africanas. Para Ramon, começar a preparação da equipe com um adversário de alto nível é um fator muito positivo.
“Nada melhor do que já na primeira preparação ter esse tipo de enfrentamento. Isso é muito importante porque vamos ter poucas preparações. A qualidade do adversário sempre é muito relevante. O Marrocos venceu o Egito na final. Se trata de um adversário muito duro e vai ser um ótimo teste para a Seleção Brasileira.”
Ramon foi contratado em março do ano passado com a missão de classificar o Brasil para o Mundial sub-20. Sob o comando do treinador mineiro, o Brasil conquistou o título invicto do Sul-Americano da categoria. O Brasil não vencia o torneio há mais de uma década e estava fora do Mundial há duas edições.
Com o título conquistado, Ramon entrou para a história ao vencer a competição como jogador, em 1991, e como técnico, em 2023. O técnico quer aproveitar a nova oportunidade para ter um bom desempenho no Pan-Americano, que acontece em outubro, e preparar a equipe em busca da classificação para os Jogos Olímpicos.
A convocação feita por Ramon teve uma grande variedade de talentos e um fato chamou a atenção: os 23 atletas convocados são de 20 clubes diferentes. “Isso mostra a qualidade dos nossos jogadores espalhados pelo mundo todo. E a maioria desses atletas chega com histórico de seleção, apenas Igor Paixão e Bitello estão vindo pela primeira vez.”
Um provável Brasil para hoje: Matheus Cunha; Arthur, Vitão, Robert Renan e Abner; Andrey Santos, Bitello e Maurício; Vitor Roque, Marcos Leonardo e Paulinho.
Convocados
Goleiros – Gabriel Grando (Grêmio), Matheus Cunha (Flamengo) e Mycael (Athletico/PR).
Laterais – Arthur (Bayer Leverkusen/ALE), Vinicius Tobias (Real Madrid), Abner (Real Betis/ESP), Wellington (São Paulo) e Alexsander (Fluminense).
Zagueiros – Vitão (Internacional), Lucas Halter (Goiás), Robert Renan (Zenit/RUS) e Morato (Benfica/POR).
Meio-campistas – Gabriel Moscardo (Corinthians), Marlon Gomes (Vasco da Gama), Maurício (Internacional), Andrey Santos (Chelsea) e Bitello (Grêmio).
Atacantes – Lázaro (Almería/ESP), Marcos Leonardo (Santos), Vitor Roque (Athletico/PR), João Pedro (Brighton/ING), Igor Paixão (Feynoord/HOL) e Paulinho (Atlético/MG).