Vini Jr está fora das primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Exames realizados em Madrid confirmaram uma lesão no no bíceps femoral da coxa direita. O prazo de recuperação a partir de avaliação do Real é de seis semanas. A CBF anunciou o corte e a escolha de Fernando Diniz pelo atacante Raphinha, do Barcelona.
O jogador do Real Madrid foi substituído no primeiro tempo contra o Celta de Vigo, pela 3ª rodada de La Liga, com dores na coxa direita. A lesão tira o atacante dos confrontos com a Bolívia, no dia 8 de setembro, em Belém, e diante do Peru, dia 12, em Lima. No Real, o clube projeta ter o camisa 7 de volta diante do Osasuña, no dia 8 de outubro.
Vini Jr. não tem grande histórico de lesões. De acordo com o site Transfermarkt, a principal delas ocorreu logo na primeira temporada, nos ligamentos laterais do joelho, que o afastou por 58 dias ou 11 partidas.
Depois, só ficou afastado por um vírus intestinal e por Covid-19. Na última temporada atuou em 55 dos 61 jogos.
Vini Júnior foi um dos sete atacantes chamados pelo técnico Fernando Diniz. A lista conta também com Antony (Manchester United), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham) e Rodrygo (Real Madrid).
Agora, a comissão técnica vive a expectativa a respeito de Neymar. O camisa 10 se apresentou também com uma lesão muscular ao Al Hilal, da Arábia Saudita, e o técnico Jorge Jesus disse que não teria condição de defender a seleção. Por outro lado, o clube divulgou nos últimos dias vídeos do jogador participando normalmente das atividades com os novos companheiros.